quinta-feira, 26 de agosto de 2010

tradução do "JURIDIQUÊS"

Sou obrigado a postar no blog este texto que recebi. Fiel, porém, aos princípios que norteiam o blog, lanço apenas aqueles ligados ao processo civil:

"Os mano" fizeram uma interpretação moderna e atual do nosso juridiquês. É só conferir:


PRINCÍPIO DA INICIATIVA DAS PARTES: "Faz a tua que eu faço a minha".

PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE: "Se só tem tu, vai tu mesmo" (parte da doutrina e da jurisprudência prefere: "quem não tem cão... caça com gato").

SUCUMBÊNCIA: "A casa caiu!!!"

OPOSIÇÃO: "Sai batido que o barato é meu".

NOMEAÇÃO À AUTORIA: "Vou cagüetar todo mundo".

CHAMAMENTO AO PROCESSO: "O maluco ali também deve". (ótima)

ASSISTÊNCIA: "Então brother, é nóis."

PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO: "Agora é eu".

REVELIA, PRECLUSÃO, PEREMPÇÃO, PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA : "Camarão que dorme, a onda leva".
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS: "Cada um com os seus pobremas" ou "não mexe no meu, que eu não mexo no teu".

LITISCONSÓRCIO PASSIVO: "Passarinho que acompanha morcego dá de cara com muro", ou "passarinho que acompanha morcego, dorme de cabeça pra baixo", ou ainda, se preferir, "quem refresca bumbum de pato é lagoa".

RECONVENÇÃO: "Tá loco, mermão. A culpa é tua".

PREPARO: "Então... Deixa uma merrequinha aí."

DESERÇÃO: "Deixa quieto".

RECURSO ADESIVO: "Vou no vácuo". (essa então)

FALSO TESTEMUNHO: "Fala sério...".

INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE: "Toma que o filho é teu".

EXECUÇÃO DE ALIMENTOS: "Quem não chora não mama".

DE CUJUS: "Presunto".

DESPEJO COERCITIVO: "Sai batido".

USUCAPIÃO: "Tá dominado, tá tudo dominado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário